GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sexta-feira, 16 de junho de 2023

De engenharia à cultura: conheça as faculdades do IFRJ na Baixada

 por Sebastian Zanuncio


Hoje (16) terminam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. As provas estão marcadas para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Os candidatos terão até lá para se preparar para o exame e pensar no que fará com sua nota.


Nessa hora, muitos estudantes do Rio de Janeiro ficam preocupados com o deslocamento até o centro, onde está a maioria das Universidades no estado. Só de pensar no custo do transporte, boa parte das pessoas que se beneficiariam do vestibular desiste de se inscrever.


Nós do GEPAC acreditamos em quem dá forças aos cansados e vigor aos fracos (Isaías 40.29) e queremos te incentivar a continuar em frente. Por isso, começaremos uma série de matérias apresentando graduações em instituições públicas mais próximas a você que mora na Baixada Fluminense.

Foto: Reprodução/Facebook

Neste primeiro texto, vamos falar dos cursos superiores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que possui polos espalhados por praticamente toda a Região Metropolitana.


*  *  *  *  *


Licenciatura em Matemática, Física ou Química

Foto: Pexels

A pessoa formada em uma dessas graduações estará capacitada a dar aulas no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Profissional, em suas respectivas disciplinas. Além disso, estará qualificada para desenvolver materiais didáticos e recursos tecnológicos e atuar como pesquisadora.


Os três cursos são ofertados no campus de Nilópolis à noite e duram, no mínimo, oito semestres. O IF em Duque de Caxias também possui Licenciatura em Química, com a diferença de funcionar no turno matutino. O campus de Paracambi é outro que oferece Licenciatura em Matemática.

Bacharelado em Produção Cultural


Produtor cultural é o profissional preparado para planejar, organizar e divulgar projetos culturais, como eventos e produções.


O curso funciona no campus de Nilópolis em turno integral e dura, pelo menos, oito semestres.


Bacharelado em Química

Foto: Pexels

Diferente da Licenciatura, a formação de bacharel em Química se volta mais para a aplicação prática dos conhecimentos dessa área, com foco no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis.


O curso também é oferecido em Nilópolis no turno integral e dura, no mínimo, oito semestres.


Bacharelado em Engenharia Mecânica



O engenheiro mecânico é habilitado a trabalhar em indústrias de diversos setores, podendo atuar na implantação de processos e equipamentos industriais e até no gerenciamento de equipes.


Este curso, por enquanto, é oferecido exclusivamente no campus de Paracambi, em turno integral, com duração de pelo menos dez semestres.


Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Foto: Pexels

Uma vez concluída a graduação, o indivíduo estará apto para gerenciar a produtividade de uma indústria e para avaliar seu rendimento, de acordo com a demanda dos consumidores.


O curso funciona em Nilópolis, no turno noturno, e dura cinco semestres no mínimo.


*  *  *  *  *


Inscreva-se no ENEM 2023 pela página do participante (enem.inep.gov.br/participante). 


O acesso a todas as graduações citadas acima se dá através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por isso algumas podem abrir vagas até duas vezes por ano. Para maiores informações, confira o portal do IFRJ (portal.ifrj.edu.br).

segunda-feira, 5 de junho de 2023

GEPAC evangeliza comunicadores no Intercom

Universidade Federal Fluminense. Foto: Reprodução/Google

O GEPAC marcou presença no Intercom Sudeste 2023, no último final de semana. A 26° edição do Congresso de Ciências da Comunicação ocorreu entre os dias 1 e 3 de junho e reuniu estudantes de diversas universidades da região na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O representante do Grupo de Evangelização e aluno de jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Sebastian Zanuncio aproveitou a oportunidade para evangelizar pessoas no evento.
Sebastian Zanuncio assiste a apresentações de trabalhos. Foto: Augusto Ribeiro

Os materiais oferecidos pelo GEPAC serviram para Sebastian não só compartilhar a mensagem de Cristo, como também presentear alunos, professores e outros pelo caminho.

Estudantes participam de oficina. Foto: Sebastian Zanuncio


Entre os vinculados à UFF, foram cinco estudantes de Filosofia, três estudantes de Publicidade e Propaganda, uma mestranda em Comunicação Social e uma professora de Jornalismo. Também foram entregues canetas evangelísticas a cinco alunos de Jornalismo da Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA).


Cerimônia de encerramento com entrega de prêmios. Foto: Giovana Barbieri

Destaques


Nosso projeto de evangelização foi apresentado para um jovem irmão da fé que cursa Publicidade e Propaganda na UFF.


Uma das pessoas que receberam o bloquinho do GEPAC foi a jornalista de carreira Sônia Bridi, que participou da cerimônia de encerramento.

Sebastian conversa rapidamente com Sônia Bridi e a presenteia. Foto: Sebastian Zanuncio