GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sábado, 27 de maio de 2017

GEPACNET - ESTUDO: O NOVO NASCIMENTO

TEXTO INICIAL
Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo[19]”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
João 3.1-6 – Bíblia – GEPACNET
NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO
A natureza humana não possui em si as condições necessárias para viver no céu - ("Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" João 3:3  – Bíblia - GEPACNET).
- O nascimento natural (carne) gera o homem natural - ("O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" João 3:6 – Bíblia - GEPACNET).
- O nascer do Espírito Santo gera o homem espiritual - ("O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito " João 3:6  – Bíblia - GEPACNET).).
- O homem natural não herdará a vida sobrenatural sem a conversão vinda pelo arrependimento e o Espírito Santo - ("Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" João 1.12,13 – Bíblia – GEPACNET)
OS MEIOS DO NOVO NASCIMENTO
- Profunda purificação efetuada pelo Espírito Santo e pela palavra de Deus - ("Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" Efésios 5:26 – Bíblia - GEPACNET)
- Lavagem regeneradora e renovadora do Espírito Santo - ("Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" Tito 3:5 – Bíblia - GEPACNET)
RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO
- Vida transformada - ("assim que, se alguém está em cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" II Corintios 5:17 – Bíblia - GEPACNET)
- O nome escrito no livro da vida - ("O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" Apocalipse 3:5 – Bíblia - GEPACNET).
- Adoção como filho de Deus - (- "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" – Bíblia - GEPACNET)
Conclusão: Qualquer pessoa que deseja desfrutar de bênçãos concedidas unicamente aos filhos de Deus e entrar no seu Reino precisará passar pela experiência do novo nascimento ("E, se sois de Cristo, então sois descendência de abraão, e herdeiros conforme a promessa" Gálatas 3:29 – Bíblia - GEPACNET).


PARA FAZER AS QUESTÕES SOBRE 0 NOVO NASCIMENTO


Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário