GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

GEPACNET: SERVIR DE FIADOR – PEÇAS DE TEATRO

J: Jesuito
D.T.: Dorinha Tristeza
M: Magali
D.T1.: Dona Tereza


M: Jesuito você já sabe da nova?


J: Magali, você sabe muito bem que se for alguma fofoca estou fora.


M: Minha intenção não foi esta; o que eu quero lhe falar é sobre a crise que se instalou na casa da D.T.:

J: E porque você quer me falar sobre isso?

M: Ora, é pra você estar orando pela família dela.

J: Desse jeito tudo bem.

M: Nem preciso te contar, lá vem a D.T.

J: Oi Dorinha, porque esta cara?

D.T.: Nem te conto Jesuito. O mundo desabou lá em casa.

J: Como assim, o que aconteceu?

D.T.: Você sabe como minha mãe é uma pessoa boa?

J: Sim, D.T1. gosta muito de ajudar os outros.

D.T.: Mas desta vez ela se deu muito mal.

J:Porque?

D.T. Eu tenho uma prima que vai se casar, e precisava comprar o enxoval.

J: E daí, o que sua mãe tem com isso?

D.T. Bem, tudo.
Minha mãe a uns 4 meses atrás estava na rua e foi abordada por uma dessas moças que trabalham oferecendo cartão as pessoas, mesmo sem comprovação de renda.

J: Sim eu sei qualquer pessoa pode ter um desses cartões, hoje em dia.

D.T.: Minha mãe cedeu aos argumentos da moça e mesmo sabendo que meu pai não iria concordar, fez o cartão.

J: Sua mãe não observou que no casamento o casal se torna uma só carne; isto é uma divisão.

D.T.: É, gerou uma divisão mesmo.

J: Como assim?

D.T. Minha prima soube do cartão de minha mãe. E pediu para que ela lhe emprestasse o cartão, para que ela pudesse comprar seu enxoval e pagasse em 10 meses.

J: Não acredito que sua mãe caiu nesta armadilha do diabo.

D.T. Caiu sim, minha prima fez uma compra de R$ 2500,00 no cartão de minha mãe.

J: O valor é muito alto, e seu pai sabia disso?

D.T.: não, mas o pior ainda está por vir. Minha prima pagou a primeira prestação e ficou desempregada.

J: Não acredito!

D.T. Pode acreditar. Já faz três meses que minha prima não dá um centavo, a minha mãe.

J: Os juros do cartão é muito alto, a conta já deve ter aumentado muito.

D.T.: Sim, é verdade. Mas o pior ainda pode acontecer.

J: Pior do que estas dívidas?

D.T.: Sim, nossa casa está no nome de minha mãe, e ela está com medo que meu pai saiba desta dívida e venha dizer que podemos ter que dar a casa como garantia desta dívida.

J: Dorinha: vejo que a coisa está bastante complicada, mas as Escrituras dizem que aqueles que confiam no Senhor serão como os Montes de Sião, firmes para sempre.

D.T. Como podemos ficar firmes diante desta tragédia.

J: Basta por sua confiança no Deus Todo Poderoso. Ele é oo nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

D.T. Agora estou começando entender.

J: Deus é um Deus fiel. Ele diz buscar-me-eis e me achareis quando buscares de todo o vossos coração.

D.T.: Acho que vou conversar sobre isso com minha mãe.

J: No livro de Isaías 41.14 o Senhor declara: Não temas, vermezinho de Jacó, povozinho de Israel, eu te ajudo, diz o SENHOR e o teu Redentor é o Santo de Israel.

D.T.: Vou ler versículo com minha mãe, ela vai ficar edificada.

J: Isso mesmo Dorinha, a Palavra de Deus, nos traz conforto.

D.T.: Jesuito estou me sentindo bem melhor, tem mais alguma coisa que você quer me dizer.

J: As pessoas tem se tornado fiador de outras, e por isso tantos transtornos tem acontecido, como é este caso

entre sua mãe e sua prima. Mas a bíblia nos ensina sobre isso.

D.T.: Quer dizer que a Bíblia traz ensinamentos sobre servir de fiador.

J: Isto mesmo, no livro de provérbios, o sábio Salomão escreve: ¶ Filho, você é fiador de alguém?  Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?  Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.  Não durma, nem descanse;  saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.  Provérbios 6.1-5
¶ Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer.  Provérbios 11.15
¶ Somente um tolo aceitaria ficar como fiador do seu vizinho.
Provérbios 17.18

D.T.: Se minha mãe ao invés de ficar vendo televisão durante tanto tempo lê-se os provérbios ela teria mais sabedoria e evitaria estes golpes do inimigo.

J: Dorinha você  sabe porque Deus não nos aconselha a ser fiador do outro?

D.T.: Não, não sei a verdadeira razão.

J: Quando o homem se torna fiador de outro, faz com que alguém deixe de confiar em Deus.

D.T.: é por que aquela pessoa passa a depender do outro?

J: Sim, 5 ¶ O SENHOR Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos.  (Jeremias 17.5)

D.T. Minha mãe além de se prejudicar, também fez com que minha prima se afasta-se de Deus.

É verdade, se sua prima tivesse recorrido ao SENHOR Deus teria lhe mostrado uma solução. E estaria feliz.

D.T.: Como assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário