GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

quarta-feira, 7 de junho de 2017

GEPAC - GEPACNET - CURSO: PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO VERDE: RELACIONAMENTOS 5ª AULA: PODER E INFLUÊNCIA

1º DIA: TEXTO INICIAL:
O poder é indispensável para a liderança. Sem ele, o líder não consegue liderar. Infelizmente, nem sempre o poder e a influência são usados de maneira positiva. Se você é líder, então possui ações dessas commodities. Você exerce poder sobre outras pessoas. Elas o ouvem, e você as influência. O que você faz com esse poder e com essa influência é mais importante do que você pode imaginar.
O autor do salmos 82 descreve uma cena em que Deus repreende e castiga os juízes de Israel.
Que erro os juízes de Israel cometeram em relação ao poder que receberam? De que maneira você pode evitar cair no mesmo erro?

PODER E INFLUÊNCIA
2º DIA: QUEM É DEUS:
O poder e a influência de Deus são absolutos, mas ele não é um tirano cósmico. Ele sempre usa sua autoridade em benefício de seus servos. O que Efésios 1.3-12 e Romanos 8.28-39 nos dizem a respeito da forma em que Deus usa seu poder e a sua influência ilimitados a nosso favor?
 Pense sobre o que você sabe acerca da vida de Jesus nos evangelhos. De que maneira ele usava seu poder para ajudar o povo?

PODER E INFLUÊNCIA
3º DIA: QUEM SOU EU:
Como imperador da Babilônia, Nabucodonosor usufruiu anos de esplendidas realizações  militares e econômicas. Mas, como tantos outros líderes influentes que o precederam e o seguiram,, caiu na armadilha da ilusão de que ele mesmo havia conquistado essas coisas. Tragicamente, não reconheceu que foi Deus quem lhe permitiu a ascensão ao poder.
Deus jamais concede poder pessoal e posicional como um meio em si mesmo, mas sempre como um bem a ser administrado para o bem alheio. mal esse crédito e desperdiça-lo na expansão do próprio ego, por meio de opressão e manipulação, no final terá de prestar contas àquele que lhe deu o poder.   Daniel aconselhou o rei Nabucodonosor a utilizar o poder para servir os súditos com atos de bondade. Com que intensidade você utiliza dessa maneira a influência que Deus lhe deu?

PODER E INFLUÊNCIA
4º DIA: COMO FUNCIONA:
Sem influência não há liderança.
Deus empregou uma estratégia muito eficiente para influenciar Pedro. Ele o conduziu da profunda oposição à disposição  e ao compromisso em um período muito curto. Uma breve reflexão sobre a maneira pala qual Deus exerceu a sua influência vai ser benéfica para mostrar como líderes de hoje podem fazer valer essa influência nas situações que enfrentam.
Líderes podem prometer, ameaçar, servir de modelo, basear-se em conhecimento especializado e usar o poder do seu cargo para influenciar outras pessoas. Mas Deus, que tem um depósito mais profundo do que qualquer ser humano desses tipos de poder, gasta muito tempo usando a informação para influenciar pessoas. Ele não somente nos dá essa informação na Bíblia, como também chama indivíduos  específicos como seus agentes, aquelas pessoas que conhecem a sua Palavra e estão dispostas a tornar esse conhecimento disponível aos outros.
   Líderes, assim como Deus, podem se basear em seis tipos de poder para influenciar os seus liderados. Mas Deus dá o exemplo de um princípio muito importante. As pessoas são influenciadas de modo muito mais duradouro e impactante quando têm a compreensão clara e lógica do “que” e do “porque”. Sem a informação correta, atingir os resultados desejados é algo próximo do impossível.

PODER E INFLUÊNCIA
5º DIA: O QUE FAZER:
Os problemas  geram oportunidades aos líderes para exercerem o seu poder e influência de forma construtiva.
   A maioria das pessoas prefere trabalhar para um chefe que tem poder é mais provável que ele delegue responsabilidades recompense o talento e forme uma equipe que coloque os subordinados em disposições significativas. Líderes fracos, por outro lado, tendem a causar frustação e fracasso porque não têm os recurso para realizar as tarefas.
   Kanter concluiu que o poder pode significar eficácia e capacidade [...] O poder nas organizações e empresas é análogo, em termos simples, ao poder físico: é a capacidade de mobilizar recursos (humanos e materiais) para realizar as tarefas. O verdadeiro sinal do poder [..] é a realização”.
   A igreja primitiva enfrentou um problema quando pediu aos gentios que se submetessem aos rituais judaicos. Na busca de uma resposta definitiva, Paulo e Barnabé se reuniram com os apóstolos e anciãos.  Depois de ouvirem todas as posições e argumentos, Tiago, meio irmão de Jesus e líder da igreja de Jerusalém, chegou a  um juízo. Ele disse que a igreja não iria tomar difícil a salvação dos gentios. Essa decisão  trouxe a tona os recursos necessários para comunicar essa mensagem ao restante da igreja.

PODER E INFLUÊNCIA
TEXTO PARA MEMORIZAR:
“Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de recebera glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.  Apocalipse 4.11
PROFESSOR:
Pr. CESAR AZEVEDO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário