GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA - CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA - MODULO AMARELO: HABILIDADES - 12ª AULA: JUSTIÇA

1º DIA: TEXTO INICIAL: Amós 5.24 - BÍBLIA ONLINE
Como a vida vegetal e animal floresce onde existe água, a vida humana floresce onde há justiça e equidade.


 JUSTIÇA
2º DIA: QUEM É DEUSIsaías 30.18 - BÍBLIA ONLINE
Do ponto de vista bíblico, o caráter de Deus é o padrão absoluto para a justiça, e a consciência desse padrão moral é parte de nosso ser criado à imagem de Deus.
   O zelo de Deus pela justiça é um componente de sua perfeição moral, que deseja o melhor para sua criatura.
   A justiça, que pode ser definida como conformidade ao caráter de Deus, é demonstrada por atitudes e ações de equidade, integridade, veracidade e honestidade para com o semelhante.
 JUSTIÇA
3º DIA: QUEM SOU EU: Zacarias 7.8-14 BÍBLIA ONLINE
Em um sentido mais abrangente, a busca pela justiça é o resultado da busca por Deus acima de todas as coisas.
VV9,10 – Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o  necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros.
   A observância de eventos religiosos tem pouco valor se a comunidade não se preocupa com a justiça social.

 JUSTIÇA
4º DIA: COMO FUNCIONA: Miquéias 6.8 - BÍBLIA ONLINE
VV8 ... pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o  seus Deus.

JUSTIÇA
5º DIA: O QUE FAZER: Neemias 5.1-19 - BÍBLIA ONLINE
A justiça não é exercida somente no tribunal.
   Os profetas advertiam o povo de que acumular recursos à custa do sofrimento alheio é pecado contra Deus.
Ano do Jubileu – Levítico 25.8-13
John Perlins escreve: “Aquela verdade – de que não somos proprietários, mas mordomos – requer hoje, como naquela época, a distribuição equitativa dos recursos, do mundo [...] A terra e seus recursos não pertencem a nós de forma alguma, mas a Deus”. Perkins afirma que não esta falando de tirar todo o dinheiro dos ricos e dar aos pobres. Isso não ajudaria em nada!” Em vez disso, declara: “os pobres precisam de algo mais que esmolas. Precisam de meios para construir uma vida melhor para si. Precisamos levar as comunidades pobres a educação básica de que precisam [...] Precisamos ensinar-lhes as habilidades vocacionais e de gerenciamento necessárias aos empreendimentos econômicos baseados na comunidade.
   A justiça não é resolvida com perpetuação da dependência, e sim preparando os necessitados para cuidar, sob a mão generosa de Deus, das próprias necessidades.

JUSTIÇA
TEXTO PARA MEMORIZAR: Miquéias 6.8 - BÍBLIA ONLINE
Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

TEXTO COMPLEMENTAR



VOCÊ É BOM MEDIADOR DE CONFLITOS?

Bem-aventurados os pacificadores.



Quando as pessoas trabalham juntas, é inevitável que haja conflitos. Quando acontece uma discussão no seu departamento, você é tentado a interferir ou escolhe partidos? Por que não desempenhar o papel de mediador ou pacificador?
   A mediação bem-sucedida começa com confiança. Ninguém dá atenção a uma pessoa que não tenha estabelecido um reputação de justiça e equidade. Se você obteve o direito de intervir, analise os fatos. Faça perguntas esclarecedoras que esclareçam a verdade. O ponto de vista de um é mais acertado do que o de outro?
   Sempre há dois lados de uma história, e geralmente a realidade se encontra  mais ou menos no meio deles. Se conseguir que as pessoas em conflito levem em consideração o ponto de vista um do outro, em geral você consegue encontrar um meio-termo a partir do qual se chega à concordância.
   Mantenha o foco de todos sobre o alvo da reconciliação, não em personalidades ou diferenças ou diferenças passadas. Negocie um acordo que respeite os pontos de vista de ambos os lados, e você terá estabelecido uma reputação de pacificador.


Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.




Fonte – Livro: Administração Segundo a Bíblia
Métodos de Gestão que não envelhecem
Autor:Steve Marr



PROFESSOR:

Pr. CESAR AZEVEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário