INTRODUÇAO
Aprender com as experiências do passado é um ensinamento antigo que vem sendo incorporado às organizações.
Segundo SENGE (1999) em sua obra "A Quinta Disciplina", a palavra
learning é derivada do indo-europeu "leis", um termo que significa
trilha. To learn (aprender) significa, assim, aumentar sua capacidade através
da experiência ganha por seguir uma trilha. No que se refere às organizações
que aprendem, SENGE (2000), em seu livro "A Dança das Mudanças",
afirma que estas são mais flexíveis, adaptáveis e mais competitivas, na medida
em que aprendem mais rápido que os seus concorrentes.
Diversos teóricos propuseram várias definições em relação à aprendizagem organizacional. A maioria dos autores associa aprendizagem com a aquisição do conhecimento e com a melhoria
contínua. De acordo com ARGYRIS (1992) a aprendizagem organizacional pode ser
definida como sendo um processo de detecção e correção de erros. STARKEY (1997) a descreve como uma capacidade de se aautodesenvolver e de se autotransformar. Por sua vez, SHAW
& PERKINS (1994) a definem como uma capacidade de adquirir
conhecimentos por meio da experiência.
STARKEY (1997) enfatiza o importante papel da experiência no processo de aprendizagem. Segundo esse autor, a experiência concreta é a base da observação e de reflexão. Tais observações são
assimiladas na forma de uma teoria a partir da qual se podem deduzir novas
implicações para a ação. Essas implicações servirão de guias durante a ação
para criarem novas experiências.
Afirma,
esse mesmo autor, que para o efetivo aprendizado, os aprendizes necessitam de
quatro tipos de habilidades: experiência concreta; observação reflexiva;
conceituação abstrata e experimentação ativa. Isto quer dizer que eles precisam ser capazes de se envolverem completa, aberta e parcialmente em novas experiências (experiência concreta); necessitam refletir essas experiências e observá-las a partir de diversas perspectivas (observação reflexiva); precisam criar conceitos que integrem suas observações em teorias sólidas em termos de lógica (conceituação
abstrata) e por fim, usar essas teorias para tomar
decisões resolver
problemas (experimentação
ativa).
Fonte de pesquisa:
http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20Gestao%20da%20Aprendizagem%20nas%20Organizacoes.pdf
Pesquisador:
Pr. Cesar Azevedo
1º
DIA: TEXTO
INICIAL:
Nações,
organizações ou equipes de trabalho que cessam de aprender estão se preparando
para o fracasso.
Depois
de um sucesso fantástico é
fácil relaxar, pressupondo que o conhecimento e as realizações presentes irão
garantir o sucesso futuro.
QUEM É DEUS
Ver: Deuteronômio
6.6-9 – Genesis
17.9 – Mateus
24.14
Deus é
o pedagogo mestre.
QUEM SOU EU
VV6...
as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os
profetas, alcançaram os seus antepassados...
A
revelação sempre exige reação. Você tem tido dificuldades para aprender a agir
e reagir de forma adequada em alguma área de sua vida?
Já
entregou essa área a Deus em oração?
COMO FUNCIONA:
VV9
... sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deu...
Melhorias
contínuas exigem aprendizado contínuo.
Nenhuma
organização pode se dar ao luxo de ignorar o currículo que esta embutido na
suas atividades diárias.
Os
líderes precisam estabelecer e comunicar os padrões.
Os
líderes precisam ser mentores e auxiliadores para orientar as pessoas a tentar
fazer o que se espera delas.
O QUE FAZER:
Deus
usou Josias para implementar uma reforma radical.
A
reforma de Josias influenciou todo o povo porque se espalhou de maneira
informal dos sacerdotes para o rei e depois para a população.
TEXTO PARA MEMORIZAR:
Salmos
86.9-12 9 Todas as nações que
tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome. 10 Pois tu
és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus! 11 Ensina-me o teu
caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente
fiel, para que eu tema o teu nome. 12 De todo o meu coração te louvarei,
Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.
PROVAS DE CONCURSOS E APOSTILAS
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