PÁGINAS

quarta-feira, 29 de março de 2017

CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO VERDE: RELACIONAMENTOS - 4ª AULA: LIDERANÇA DE SERVO - GEPACNET

1º DIA: TEXTO INICIAL:
   Pat Riley, o extraordinário técnico de basquete da NBA, escreveu sobre o “perigo do eu”. Ele diz: “A coisa mais difícil para quem faz parte de um time é sacrificar-se.
   Você  precisa abrir mão de algo no presente imediato – conforto, bem-estar, reconhecimento, recompensa rápida – a fim de conquistar algo melhor no futuro.
   Servir é difícil. Gastar energia e recursos próprios para o bem alheio pode ser desanimador. No entanto, os líderes mais eficientes são servos.
   Ninguém demonstrou isso melhor que Jesus na noite anterior à crucificação. Sozinho com os discípulos em um salão, na cidade de Jerusalém, ele fez o imaginável. Na falta de servo para exercer  costume de lavar os pés, Jesus assumiu esse papel. O Mestre tornou-se servo. O maior tornou-se o menor.
   Você é seguidor de Jesus? Deseja ser discípulo dele? Assuma o compromisso de fazer como ele fez e gaste suas energias servindo o semelhante.
Leia: Isaías53
  
LIDERANÇA DE SERVO
2º DIA: QUEM É DEUS:
   Nas religiões antigas, era comum o povo oferecer sacrifícios aos deuses, mas  idéia de um deus fazendo sacrifício pela humanidade era quase inimaginável;
    Os judeus aguardavam um Messias poderoso, capaz de liberta-los da opressão romana, por isso negligenciaram as profecias acerca do Servo sofredor que ´poderia liberta-los da opressão maior: a do pecado e da culpa.
   Jesus é o cumprimento perfeito da profecia do AT.
   Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças” (53.4). Se cremos nisso, o que nos impede de servir os outros como ele nos serviu? O que mais precisamos saber a respeito de Deus e de nós mesmos para adotar inteiramente a atitude da liderança de servo?

LIDERANÇA DE SERVO
3º DIA: QUEM SOU EU:
   O conceito bíblico de liderança de servo deixa claro que o serviço que prestamos a outros é na verdade a medida do serviço que prestamos a Deus.
   Enquanto ainda disputavam a melhor posição no Reino, Jesus advertiu-os a mudar aquela maneira de pensar. Informou-lhes que o modo de agir dos filhos de Deus tem de ser radicalmente diferente do comportamento do restante do mundo. Os governantes mundanos buscam o poder e o controle, mas entre os seguidores de Jesus, “   se alguém quiser ser o primeiro, será o último, servo de todos. (Marcos 9.35).
   Jesus disse: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontra” (Mateus 10.39). Como você relaciona essa verdade à questão da liderança de servo?

LIDERANÇA DE SERVO
4º DIA: COMO FUNCIONA:
   O apóstolo Paulo estimulou os líderes da igreja primitiva a tratar as outras pessoas como membros da própria família. Quando o líder vê os liderados dessa perspectiva, a idéia de usar sua influência para ajudar as pessoas torna-se proeminente. Embora as instruções de Paulo se apliquem à igreja, elas funcionam perfeitamente também no mercado , na sala de aula e com as pessoas da vizinhança.
   Você alguma vez já pensou nas pessoas da sua organização como membros da sua família?
    Como líder, siga o exemplo de Jesus e sirva às pessoas que você lidera.
  
LIDERANÇA DE SERVO
5º DIA: O QUE FAZER:
   Todas as pessoas que querem ser grandes líderes precisam desenvolver a habilidade de servir com capacidade total. A reflexão atenta e detalhada sobre esses dois textos de  proporciona um excelente ponto de partida para a formação dos valores necessários ao serviço dedicado e genuíno. Permita que o maior Líder-Servo que o mundo jamais viu sirva a você ao lhe ensinar a liderar por meio do serviço.

LIDERANÇA DE SERVO
TEXTO PARA MEMORIZAR:
   Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.

PROFESSOR:
Pr. CESAR AZEVEDO

Sugestão de leitura: Livros:
Autor: James C. Hunter

 ESCOLA
CAMPO MISSIONÁRIO
NÃO EXPLORADO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

terça-feira, 28 de março de 2017

GEPACNET - CPL – MÓDULOS: AZUL - AMARELO - VERDE - FORMATO DO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS

Este curso deve ser desenvolvido em forma de devocionais, ou seja:
1º dia – 1º devocional
2º dia – 2º devocional
3º dia – 3º devocional
4º dia – 4º devocional
5º dia – 5º devocional
6º dia – Texto para memorizar
7º dia – Revisão
   Para um bom desempenho das aulas é fundamental que o aluno leia em 1º lugar o texto bíblico proposto em cada devocional, assim como os outros textos bíblicos inseridos ao longo de cada aula.
   O corpo de cada devocional deve ser lido de forma completa.
   Reserve um horário previamente estabelecido para fazer o devocional, não queime etapas, faça um propósito com Deus no sentido de você se preparar melhor através deste curso, para fazer a obra de uma maneira mais eficaz.
    Os Módulos são conpostos, assim: 
.Azul (Desenvolvimento Pessoal) é composto por 14 aulas, ou seja, 14 semanas ou três meses e meio;
.Amarelo (Habilidades) é composto por 22 aulas, ou seja, 22 semanas ou 5 meses e meio;
.Verde (Relacionamentos) é composto por 8 aulas, 8 semanas ou 2 meses.

   Após o término deste módulo procure por em prática por pelo menos dois meses as aulas deste módulo, converse com pessoas sobre os assuntos, ponha nas redes sociais aquele devocional que mais tocou seu coração. Quando tiver oportunidade de falar a igreja traga assuntos relacionados aos devocionais.

VERDE 
RELACIONAMENTOS

Se você deseja receber o questionário de questões relativas as aulas preencha o formulário.
FORMULÁRIO DE MATRICULA NO CURSO 
(OPCIONAL)

domingo, 26 de março de 2017

CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO VERDE: RELACIONAMENTOS - 3ª AULA: EXORTAÇÃO - GEPACNET

EXORTAÇÃO
1º DIA: TEXTO INICIAL:
   A liderança é uma arte. E, como tal, consiste em habilidades que podem ser estudadas, praticadas e dominadas.
   Exortadores são pessoas que estimulam os outros a atingir níveis mais altos de realizações pessoas e profissionais. Ao fazer isso, ajudam integrantes de sua equipe a se tornar líderes.
   Lideres eficientes realizam coisas extraordinárias por meio da capacitação de outras pessoas.
   Líderes eficientes como Paulo, usam uma grande variedade de técnicas de comunicação para exortar as pessoas à sua volta a aspirar níveis mais elevados de realização.

EXORTAÇÃO
2º DIA: QUEM É DEUS:
   Deus esta pessoalmente interessado em nós e em nosso bem-estar, por isso nos adverte e insta-nos ao arrependimento e a seguir sua liderança enquanto a tempo. Ele faz isso por meio do ministério do Espírito Santo – que nos exortam. Ele também o faz por meio de sua Palavra. Toda “Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”   2 Timóteo 3,16,17.

EXORTAÇÃO
3º DIA: QUEM SOU EU:
   A  maioria dos governantes reage de modo contrário à exortação e à repreensão por profecia, e esse talvez fosse o maior risco para quem atendia o chamado profético. A reação de arrependimento de Davi à repreensão de Natã (2 Samuel 12.13) é algo raro na Bíblia, e esse tipo de atitude é atípico de quem conquista posições tão elevadas. Mesmo assim é fundamental que o líder exorte e seja exortado de tempos em tempos.
   A melhor forma de conseguir o equilíbrio na exortação é falar “a verdade em amor” (efésios 4.15) Precisamos da ao próximo a dádiva da verdade, mas devemos fazê-lo de forma suave e carinhosa.
   Como você reage quando alguém o exorta ou repreende?
Você tem medo de ferir os amigos com palavras de exortação?
  

EXORTAÇÃO
4º DIA: COMO FUNCIONA:
   Deus nos proporciona ajuda em Gálatas 6.1-5.
   Em primeiro lugar, Paulo define o propósito da exortação . Ela deve ser realizada simplesmente para restaurar (v.1). Uma vez que esse propósito estiver claro, o processo pode começar. Mas Paulo adverte, faça isso ”com mansidão”(v.1) com atitude de servo em relação outra pessoa (v.2). Aja em obediência a Cristo (v.2). Aja com humildade (v.3). Busque conselho e orientação (v.4). Assuma responsabilidade pela forma em que  a exortação é feita (v.5).
   Paulo ressalta que faz diferença quem realiza a exortação.
   O que Paulo quer dizer com qualificação? Compare e contraste a forma em que os guiados pela carne (5.19-21) e os produzidos pelo Espírito (5.22-23) lidam com a questão de um irmão ou uma irmã pega em pecado.
   Antes de exortar qualquer pessoa, o líder precisa fazer um auto-exame.
   Paulo nos lembra, no entanto, que a restauração realizada “com mansidão” por pessoas “espirituais” define a forma bíblica de lidar com essa área tão difícil da liderança.
.
EXORTAÇÃO
5º DIA: O QUE FAZER:
Às vezes a exortação assume a forma de um formão ou cinzel para tirar um canto áspero .
   Às vezes a exortação é a melhor maneira que um líder tem de demonstrar o seu amor.
   De fato, as suas repreensões mais incisivas provavelmente estão reservadas para as pessoas de que você mais gosta. Lembre-se de que as exortações vêm empacotadas em diferentes tipos de embalagens. Às vezes, como Jesus mostrou, elas vêm em forma de repreensão.
  
EXORTAÇÃO
TEXTO PARA MEMORIZAR:
  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.  Colossenses 3:16,17

PROFESSOR:
Pr. CESAR AZEVEDO
ESCOLA
CAMPO MISSIONÁRIO
NÃO EXPLORADO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

sábado, 25 de março de 2017

GEPACNET - DINÂMICA - VESTINDO A CAMISA - COMPROMISSO

Objetivo: Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus.

Material: 01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos  costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Leiam Mateus 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mateus 8.24.
- Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.

- Leiam Mateus 8.25-27.
"E os seus discípulos, aproximando-se o despertaram, dizendo: Senhor salva-nos, que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecessem?"                                                                       - Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.
- Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
- Leiam: II Cronicas 7.14.
- Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Elaboração da dinâmica: Sulamita Macedo.
ESCOLA
CAMPO MISSIONÁRIO
NÃO EXPLORADO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.