GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

domingo, 26 de março de 2017

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA - CURSO: PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO VERDE: RELACIONAMENTOS - 3ª AULA: EXORTAÇÃO

EXORTAÇÃO
1º DIA: TEXTO INICIAL:
   A liderança é uma arte. E, como tal, consiste em habilidades que podem ser estudadas, praticadas e dominadas.
   Exortadores são pessoas que estimulam os outros a atingir níveis mais altos de realizações pessoas e profissionais. Ao fazer isso, ajudam integrantes de sua equipe a se tornar líderes.
   Lideres eficientes realizam coisas extraordinárias por meio da capacitação de outras pessoas.
   Líderes eficientes como Paulo, usam uma grande variedade de técnicas de comunicação para exortar as pessoas à sua volta a aspirar níveis mais elevados de realização.

EXORTAÇÃO
2º DIA: QUEM É DEUS:
   Deus esta pessoalmente interessado em nós e em nosso bem-estar, por isso nos adverte e insta-nos ao arrependimento e a seguir sua liderança enquanto a tempo. Ele faz isso por meio do ministério do Espírito Santo – que nos exortam. Ele também o faz por meio de sua Palavra. Toda “Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”   2 Timóteo 3,16,17.

EXORTAÇÃO
3º DIA: QUEM SOU EU:
   A  maioria dos governantes reage de modo contrário à exortação e à repreensão por profecia, e esse talvez fosse o maior risco para quem atendia o chamado profético. A reação de arrependimento de Davi à repreensão de Natã (2 Samuel 12.13) é algo raro na Bíblia, e esse tipo de atitude é atípico de quem conquista posições tão elevadas. Mesmo assim é fundamental que o líder exorte e seja exortado de tempos em tempos.
   A melhor forma de conseguir o equilíbrio na exortação é falar “a verdade em amor” (efésios 4.15) Precisamos da ao próximo a dádiva da verdade, mas devemos fazê-lo de forma suave e carinhosa.
   Como você reage quando alguém o exorta ou repreende?
Você tem medo de ferir os amigos com palavras de exortação?
  

EXORTAÇÃO
4º DIA: COMO FUNCIONA:
   Deus nos proporciona ajuda em Gálatas 6.1-5.
   Em primeiro lugar, Paulo define o propósito da exortação . Ela deve ser realizada simplesmente para restaurar (v.1). Uma vez que esse propósito estiver claro, o processo pode começar. Mas Paulo adverte, faça isso ”com mansidão”(v.1) com atitude de servo em relação outra pessoa (v.2). Aja em obediência a Cristo (v.2). Aja com humildade (v.3). Busque conselho e orientação (v.4). Assuma responsabilidade pela forma em que  a exortação é feita (v.5).
   Paulo ressalta que faz diferença quem realiza a exortação.
   O que Paulo quer dizer com qualificação? Compare e contraste a forma em que os guiados pela carne (5.19-21) e os produzidos pelo Espírito (5.22-23) lidam com a questão de um irmão ou uma irmã pega em pecado.
   Antes de exortar qualquer pessoa, o líder precisa fazer um auto-exame.
   Paulo nos lembra, no entanto, que a restauração realizada “com mansidão” por pessoas “espirituais” define a forma bíblica de lidar com essa área tão difícil da liderança.
.
EXORTAÇÃO
5º DIA: O QUE FAZER:
Às vezes a exortação assume a forma de um formão ou cinzel para tirar um canto áspero .
   Às vezes a exortação é a melhor maneira que um líder tem de demonstrar o seu amor.
   De fato, as suas repreensões mais incisivas provavelmente estão reservadas para as pessoas de que você mais gosta. Lembre-se de que as exortações vêm empacotadas em diferentes tipos de embalagens. Às vezes, como Jesus mostrou, elas vêm em forma de repreensão.
  
EXORTAÇÃO
TEXTO PARA MEMORIZAR:
  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.  Colossenses 3:16,17

PROFESSOR:
Pr. CESAR AZEVEDO
ESCOLA
CAMPO MISSIONÁRIO
NÃO EXPLORADO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário