GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sexta-feira, 27 de junho de 2014

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA - CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA - MODULO AMARELO: 5º AULA: A ORGANIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

INTRODUÇAO
Aprender  com  as  experiências  do  passado é  um  ensinamento  antigo  que  vem  sendo incorporado às organizações. Segundo SENGE (1999) em sua obra "A Quinta Disciplina", a palavra learning é derivada do indo-europeu "leis", um termo que significa trilha. To learn (aprender) significa, assim, aumentar sua capacidade através da experiência ganha por seguir uma trilha. No que se refere às organizações que aprendem, SENGE (2000), em seu livro "A Dança das Mudanças", afirma que estas são mais flexíveis, adaptáveis e mais competitivas, na medida em que aprendem mais rápido que os seus concorrentes.
Diversos  teóricos  propuseram  várias  definições  em  relação  à  aprendizagem organizacional.  A  maioria  dos  autores  associa  aprendizagem  com   aquisição  do conhecimento e com a melhoria contínua. De acordo com ARGYRIS (1992) a aprendizagem organizacional pode ser definida como sendo um processo de detecção e correção de erros. STARKEY  (1997)   descreve  como  uma  capacidade  de  se  aautodesenvolver   de  se autotransformar. Por sua vez, SHAW & PERKINS (1994) a definem como uma capacidade de adquirir conhecimentos por meio da experiência.
STARKEY  (1997)  enfatiza   importante  papel  da  experiência  no  processo  de aprendizagem.  Segundo  esse  autor,   experiência  concreta  é   base  da  observação   de reflexão. Tais observações são assimiladas na forma de uma teoria a partir da qual se podem deduzir novas implicações para a ação. Essas implicações servirão de guias durante a ação para criarem novas experiências.
 Afirma, esse mesmo autor, que para o efetivo aprendizado, os aprendizes necessitam de quatro tipos de habilidades: experiência concreta; observação reflexiva; conceituação abstrata e  experimentação  ativa.  Isto  quer  dizer  que  eles  precisam  ser  capazes  de  se  envolverem completa, aberta e  parcialmente em  novas  experiências  (experiência  concreta);  necessitam refletir  essas  experiências   observá-las   partir  de  diversas  perspectivas  (observação reflexiva);  precisam  criar  conceitos  que  integrem  suas  observações  em  teorias  sólidas  em termos de lógica (conceituação abstrata) e por fim, usar essas teorias para tomar decisões resolver problemas (experimentação ativa).
Fonte  de pesquisa: http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20Gestao%20da%20Aprendizagem%20nas%20Organizacoes.pdf
Pesquisador: Pr. Cesar Azevedo
 1º DIA: TEXTO INICIAL:
Nações, organizações ou equipes de trabalho que cessam de aprender estão se preparando para o fracasso.
Depois de um sucesso fantástico  é fácil relaxar, pressupondo que o conhecimento e as realizações presentes irão garantir o sucesso futuro.

QUEM É DEUS
Deus é o pedagogo mestre.

QUEM SOU EU 
VV6... as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados...
A revelação sempre exige reação. Você tem tido dificuldades para aprender a agir e reagir de forma adequada em alguma área de sua vida?
Já entregou essa área a Deus em oração?

COMO FUNCIONA:
VV9 ... sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deu...
Melhorias contínuas exigem aprendizado contínuo.
Nenhuma organização pode se dar ao luxo de ignorar o currículo que esta embutido na suas atividades diárias.
Os líderes precisam estabelecer e comunicar os padrões.
Os líderes precisam ser mentores e auxiliadores para orientar as pessoas a tentar fazer o que se espera delas.

O QUE FAZER:
Deus usou Josias para implementar uma reforma radical.
A reforma de Josias influenciou todo o povo porque se espalhou de maneira informal dos sacerdotes para o rei e depois para a população.

TEXTO PARA MEMORIZAR:
Salmos 86.9-12 9 Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome. 10 Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus! 11 Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome. 12 De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

GEPACNET - LIVRO ONLINE: A FORMAÇÃO DE UM LÍDER - JOYCE MEYER

Introdução
Alguns se tornam líderes porque possuem qualidades inatas de liderança. Outros, que não as possuem, vêm a ser excelentes líderes mediante treinamento específico. Contudo, mesmo os líderes natos precisam de aperfeiçoamento, pois ninguém nasce totalmente preparado para tal incumbência.
Deus me chamou para o ministério há muitos anos, mas não foi da noite para o dia que me encontrei realmente preparada para assumir uma posição de liderança. Também não foi  apenas uma questão de semanas para chegar ao topo da liderança. Cheguei a pensar que já estivesse pronta, mas, na verdade, não estava. O problema era que o fruto do Espírito não era visível em minha vida nem evidente em meu caráter. Eu não demonstrava possuir estabilidade, fidelidade, paciência, alegria, amor, bondade, gentileza nem mansidão. Quanto à humildade, era ainda pior: eu não tinha absolutamente nenhuma. Só pensava em mim mesma; só me importava com os meus próprios desejos, agindo como queria. Se naquela época eu estivesse numa posição de liderança, ao invés de ajudar as pessoas a trazer à tona o melhor de si, como um líder deve fazer, eu certamente teria transformado a vida dos meus liderados e a minha própria numa tragédia. Apesar de tudo isso, porém, Deus me vocacionou para ser líder. Às vezes eu ficava me perguntando por que Ele não chamava aqueles que já se encontravam plenamente ... continuar lendo

Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.


sexta-feira, 20 de junho de 2014

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊCIA - CURSO: PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO AMARELO: HABILIDADES 4ª AULA: ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS














TEXTO INICIAL:Efésios 4.11-13 BÍBLIA ONLINE
Em que área você foi capacitado e dotado por Deus para ajudar no desenvolvimento de outras pessoas. De que forma você exercita esse dom?

QUEM É DEUS  
Ver: Efésios 1.4,5Efésios 1.12
Ao olhar para trás e observar seu desenvolvimento mental, emocional, moral  e espiritual que evidências você consegue ver da obra de Deus nesse processo? Que pessoas e recursos ele usou especialmente para tornar você a pessoa que é hoje? Em que áreas de sua vida você percebe maior necessidade de desenvolvimento? Quais os recursos disponíveis para que isso se torne realidade.

QUEM SOU EU 
Filemom  -  BÍBLIA ONLINE
VV11 Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Líderes eficientes têm prazer em administrar e desenvolver as habilidades de pessoas à sua volta e não se sentem ameaçados quando algumas dessas pessoas crescem mais do que eles.
Ver: Atos 11.22-30, 12.25, 14.28
Pense sobre a Grande Comissão em       Mateus 28.18-20 e a ênfase de Paulo em edificar a vida de outras pessoas  em             2 Timóteo 2.2.
De que forma esses textos se relacionam com a administração e desenvolvimento dos recursos humanos.

COMO FUNCIONA:                                      
1 Tessalonicenses2.6-12 BÍBLIA ONLINE
Quando líderes refletem sobre como pensar e agir com pessoas cuja vida e carreira estão sob seu controle – seja na área de salários e benefícios, seja em oportunidades de ascensão na empresa, seja em conforto e segurança (e essa lista tem fim?) – a Palavra de Deus nos exorta a tratar esses liderados como seres humanos.
VV7 – Mãe – VV11 – Pai

O líder eficiente é como esse pai encoraja os que estão sob sua responsabilidade a desenvolver habilidades que o tornarão bem-sucedidos.
Todos os detalhes precisam ser combinados de modo a criar uma cultura que afirme: Você é importante. Você conta.

TEXTO PARA MEMORIZAR:
Romanos 14.9 Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.
Sugestão de leitura: Livro Super-leadership (Superliderança) – Charles C. Manz e Henry P. Sims Jr.